Monday, July 22, 2013

Sugestoes de Presente para o "Dia dos Pais"

Mamaezitas!
O Dia dos Pais esta chegando e voce ainda nao resolveu o que vai dar de presente?
Nossos papais e esposos merecem o melhor nao e?
Vou tentar ajudar aqui com algumas dicas que encontrei ;)
Vamos la?

 Para os Papais sofisticados.
1- Fone de ouvido
2- Kit para fazer a barba
3- Ipad
4- Iphone music player
5- kit com vinho e abridor na caixa
6- Abotoaduras
 
Papais Antenados:
1- Luz para leitura
2- Relogio
3- Carteira
4- Bolsa
5- Copos para bebida
6- Lanterna
7- Capa para tablet
8- Carregador de Celular para carro
9- Livro - Airton Senna




Papais Esportivos:
1- Suporte para numeros em corridas
2- Tenis
3- Bone
4- Mala
5- Relogio
6- Perfume
7- Oculos



 Para Papais Pescadores:

1- Oculos
2- Camiseta tematica
3- Mochila
4- Vara de pescar
5- Bermuda Dry Fit
6- Sapato
7- Cinto



 Para Papais Chiques
1- Gravatas
2- Perfume
3- Sapatos
4- Porta gravatas
5- Bolsa Sacthel







E ai mamaes gostaram das ideias?
No proximo post vou ensinar a fazer um cartao camisa lindo! Fiquem ligadas!

11 Mandamentos dos Pais nota 10



Com a volta as aulas se aproximando vale lembrar de algumas coisinhas...



Está difícil começar a participar mais ativamente? Siga o mandamentos do pai e da mãe nota 10:
1) Atualize-se e estude com seu filho. Ajude-o no dever de casa.
2) Pergunte sempre: o que você aprendeu na escola hoje?
3) Dê o exemplo. Mostre como é legal ler e estudar.
4) Leia para ele. Esse simples ato o incentivará a ler.
5) Descubra se ele tem alguma dificuldade de aprendizado ou de relacionamento.
6) Vá a todas as reuniões de pais e mestres. Participe e dê sua opinião.
7) Informe-se sobre os problemas da escola: há professores que faltam demais?
8) Faça elogios sinceros e reconheça o potencial dele.
9) Jamais permita que ele abandone os estudos ou falte às aulas sem precisar.
10) Acompanhe o boletim escolar dele e comemore os avanços!
11) Converse com os professores e dirigentes escolares. Cobre uma Educação de qualidade.

Monday, July 15, 2013

Displasia do Quadril, que bicho é esse?

      Há tempos penso em registrar como é a aventura de ser mãe para mim, já pensei em simplesmente escrever em um belo caderno decorado, todas as minhas percepções sobre a Milena, sobre mim grávida, depois puérpera e todo dia aprendiz, enfim sobre mim como mãe, mas ainda não havia pensado escrever em um blog, até minha “irmãzita” Carol me convidar para escrever neste blog dela, isso já faz um pouco mais de um mês, mas enfim, vai sair primeiro que meu caderno de recordações!
Sou fisioterapeuta formada há 3 anos e embora trabalhe somente na área de Ortopedia e Reumatologia, queria contribuir um pouquinho no blog com assuntos relacionados à saúde dos pequenos, das gestantes  e também dos pais (por que não?), então nesse primeiro post quero através do relato de uma experiência pessoal descrever um problema ortopédico relativamente comum nos bebes, mas que pouca gente conhece...
    Trata-se da displasia do desenvolvimento do quadril (DDQ) uma expressão usada para definir anormalidades na articulação do quadril que podem ser congênitas (que vem desde o desenvolvimento intrauterino) ou podem ser adquiridas após o nascimento, que geralmente configuram em um deslocamento da cabeça do fêmur em relação ao osso do quadril e que se não tratada precocemente levará a uma deformidade permanente nos ossos, sendo mais comum na primeira gestação e em meninas.
      Vale a pena observar se a criança chora ao mexer nas perninhas, demonstra sentir dor na região do quadril e se a movimentação é anormal ou diminuída de um lado, estes sinais podem indicar uma possível DDQ.
       O fato é... Aconteceu comigo!!! Quando minha filha tinha um pouco mais de um mês foi diagnosticada com o problema, através de um teste simples (manobra de Ortolani) o pediatra percebeu que ela tinha um estalido no quadril e nos pediu um raio-X para avaliar melhor, saí desesperada do consultório por dois motivos: minha filha podia ter um problema sério que iria comprometer seu desenvolvimento normal para toda vida... e eu não tinha percebido! Pensei: “Meus Deus, eu sei fazer este teste que o médico fez, porque eu não fiz antes, como não desconfiei, sou fisioterapeuta, estudei esta doença, eu deveria ter prestado atenção!”
     Então um misto de medo e culpa aflorou, porque eu sabia que o quanto antes o problema fosse detectado mais rápida seria a solução, então eu e o pai corremos para fazer o raio-x, que veio com laudo normal, mas na avaliação da chapa eu e o pediatra concordamos que havia uma leve subluxação do quadril E (deslocamento), era quase imperceptível mas optamos por fazer o tratamento, que consiste no uso de uma órtese, no caso da Milena, usamos a fralda de Frejka, que mantinha o quadril dela no lugar, ela usou até 5 meses de idade.

 






Milena usando a Fralda  Frejka por baixo da roupinha.





Fralda de Frejka
     Outro fato importante nessa história é que ao nascimento ainda no hospital , ela foi examinada através deste teste que se chama manobra de   Ortolani e deu negativo, isso pode acontecer mesmo, mas depois disso ela passou mais duas vezes em uma pediatra que simplesmente não mais realizou o teste, eu nem pensava mais nisso quando o outro pediatra fez o teste e me disse que havia o estalido indicativo de deslocamento.
    Por isso resolvi escrever no blog sobre isso, para falar da importância que tem em levar o RN para um acompanhamento com um bom pediatra, a importância que tem em se buscar informações e fazer questionamentos, pois a exemplo da DDQ existem diversas doenças que se detectadas precocemente não trarão prejuízos nenhum aos nossos filhos, o tratamento da Milena foi fácil e hoje ela é uma criança normal, mas várias crianças tem comprometimento da marcha e artrose precoce no quadril, pois não foram diagnosticadas a tempo.
      Não mãezinhas, não se desesperem! Se seu filho é RN pergunte ao médico se o quadril foi avaliado, se seu filho já é grandinho e está correndo pela casa, ele não tem problema algum no quadril!E se seu filho já é grandinho e não está andando ou parece apresentar dor ou algo diferente no quadril, leve ao pediatra para uma avaliação, pois existem várias doenças que podem comprometer a marcha ou pode ser simplesmente que a hora do seu filho andar ainda não tenha chegado afinal cada criança tem seu tempo!
    O principal no caso das Displasias é o diagnóstico precoce! Fazer o acompanhamento pré-natal corretamente, levar o bebe ao pediatra para acompanhamento periódico e evitar o uso precoce de cangurus, preferindo os cangurus ergonomicos e os slings, pois existem cangurus não ergonômicos que podem levar a um deslocamento da articulação, a Carol já deu essa dica la no instagram, confira aqui (www.instagram.com/mamaeusa), além de ter cuidado para não fazer movimentos bruscos com as perninhas do baby, na hora de trocar fraldas ou colocar roupinhas!


        E a culpa? Esta passou, afinal era tanta coisa nova, as dores do parto ainda tão recentes na memória, o trauma de ter feito uma cesárea no final, a amamentação difícil no começo, a bebezinha chorando dia e noite, ufa, só uma mãe de primeira viagem entende que eu não tinha cabeça para pensar em assuntos clínicos e ela foi diagnosticada a tempo apesar dos pesares e hoje tá assim, linda!











Andressa Nataline Missasse Rezende
Fsioterapeuta Crefito 4/152274F
Formada em Fisioterapia Pela Universidade do Vale do Sapucaí
Formada em Pilates pela Ibraesp.
Atualmente é fisioterapeuta na Prefeitura Municipal de Pouso Alegre MG-Brasil
Mae da Milena de 2 anos e casada com o Dr. Alexandre Rezende


Saturday, July 6, 2013

Dica de Passeio em Atlanta

Ola pessoal!
Hoje venho trazer uma dica de passeio em Atlanta-GA EUA
A dica de hoje e o Georgia Aquarium o maior aquario dos Estados Unidos e do Mundo! Aberto em 2005 recebeu mais de 1 milhao de visitantes nos seus primeiros 100 dias.
Eu devo ter sido a visitante 1 bilhao entao! Porque so agora conheci o aquario. :)

Levei meu pequeno para a conhecer e fui acompanhada de uma amiga e sua filha.

Uma das minhas fotos favoritas e essa:



Os dois encantados olhando os peixinhos coloridos! Isso e um tanque so com peixes tropicais e corais. E lindo! Por mim ficava o dia inteiro olhando! Alem de peixes tem cavalos marinhos, jellyfish, camaroes, lagostas e muitas especies de recifes e corais.






Dentro do aquario eles tem um teatro, e onde acontece o espetaculo dos golfinhos o Dolphin Tales. E um show com adestradores e artistas, eles contam um lenda sobre os golphinhos. E muito emocionante! Gente, eu tenho que confessar, eu chorei! Estas fotos nao sao minhas pois o uso de cameras e proibido, mas consegui pegar algumas no site do aquario. O show tem duracao de meia hora. Fiquei com receio de meu filho nao ter paciencia pois ele tinha apenas 1 ano e 2 meses nesse dia. Mas ele ficou super concentrado, quando os golfinhos pulando ele batia palmas e me mostrava, e falava "gua" toda hora, o que siginifica agua.


Eu sou completamente apaixonada por golfinhos e ver eles de perto foi uma experiencia incrivel!


Da para perceber o amor que os adestradores tem por eles! E verdadeiro!










Para assistir esse show você terá que comprar o ticket separado, não e incluso no preço do aquário. Mas eu recomendo! Acho que foi a minha parte favorita!










Outra coisa super legal que esse aquario tem e um tunel em que voce passa debaixo da agua e pode ver os peixes de todos os angulos! Inclusive o tubarao! Deu um medinho. Aqui esta a foto!





Esse e o Junior andando la dentro vidrado nos peixes!























Eu e o Junior dentro do tunel! Ele nao desgrudava o olho!












Alem de varias especies marinhas como lontras, sapos, cobras, arraias, o aquário também tem pinguins! E você pode vê-los bem de pertinho. Sao tao bonitinhos!


Tem um tubo de acrílico em que você entra dentro e pode ficar só observando os bichinhos!







O Georgia Aquarium conta com duas especies de baleias, as Baleia Beluga e a SharkWhale e o tanque em que elas vivem e enorme! Elas passam bem pertinho do vidro e ate batem nele.




Não tem como não se encantar!












O Aquário tambem oferece diversas atrações que mudam todo ano. Ja tiveram ate uma replica do Titanic!
As opções não param por ai, você pode ate casar la dentro! E isso mesmo! Em frente a esse tanque das baleias! Fazer um jantar romântico ou ter uma aula de Yoga em frente aos peixinhos, e mais! Seu filho pode passar uma noite no aquário! Dormindo dentro daquele túnel! Você deixaria? Eu tenho minhas duvidas! rsss

 O preço médio do ingresso e de $30.00 ou R$60.00
Eles contam com restaurante e loja de souvenir e claro ;)
Você precisa de no minimo 3hs para ver tudo!
Eu recomendo! Nos divertimos muito! Ah crianças ate 2 anos não pagam! ;)

E ai pessoal gostaram dessa dica?
Um grande beijo e ate a próxima!
Carol

Thursday, June 27, 2013

Introdução de alimentos sólidos. Como EU fiz?

Ola mamães! Hoje venho contar como introduzi os sólidos na alimentação do Junior. Quero deixar claro que não estou aqui para dizer se essa e a maneira certa ou não de o fazer. E simplesmente como eu fiz. Pesquisei muito, conversei com o pediatra, conversei com outras mamães e também usei o meu instinto. Bom vamos la!
O Junior nunca mamou formula somente o peito exclusivamente ate 5 meses. Com 4 meses o pediatra disse que poderíamos começar com o cereal de arroz mas decidi esperar mais um mês. Quando ele completou 5 meses introduzi o cereal integral de arroz orgânico. Esse aqui:
Pode ser encontrado facilmente no amazon.com, target ou babiesrus.


Comecei com uma colher de sopa, misturava com leite do peito ou água filtrada. A quantidade de água vai depender do bebe, comece bem ralinho e vá engrossando aos poucos durante os próximos dias ate chegar um textura que o bebe consiga engolir. Eu sempre dava na hora do almoço depois da mamada pois o cereal não substitui a mamada. Nos primeiros dias ele cuspia tudo, era porque não gostava? Não, não, ele apenas não sabia o que fazer com aquela "coisa" diferente na boquinha, ele não sabia usar a língua  para engolir, e aos poucos ele aprendeu. Foi exatamente por isso que decidi começar aos 5 meses e somente com o cereal, para ele aprender a comer na colherzinha, aprender a usar os músculos da língua e da boquinha. A colher escolhida foi essa da munchkin, ela e de silicone, bem macia. E o tamanho e perfeito! 
Também pode ser encontrada no amazon.com, target, walmart, ou farmácias.

Depois de um mês comendo cereal chegou a hora da papinha! Eu não sei que estava mais empolgada eu ou o Junior! rsss... E la fui eu ao supermercado para as compras. Sempre compro orgânico para o Junior. Eu acho muito importante! Os vegetais e frutas mais indicados para começar são: abacate, pera, ervilha, abobora, maca, banana, batata doce, cenoura, vagem. E foi mais ou menos essa lista que comprei! A primeira papinha do Junior foi cenoura. Cozinho sempre no vapor, pois preserva as vitaminas melhor. Ele amou! 
Nessa foto ele estava comendo abacate! Era o favorito dele! O abacate e só amassar! 

Como eu fazia as papinhas? 

Bom, eu fazia papinhas de vários sabores e congelava. Cozinhava tudo no vapor, inclusive a maca e a pera. Depois batia no processador. Eu usava este kit da Baby Bullet: 
Também se encontra em varias lojas!
Ele e composto de dois processadores, um para as papinhas e outro para moer grãos (nunca usei). Vem também uma espatula, 6 potinhos como opção de marcar a data na tampinha, uma forminha de silicone com 6 compartimentos e tampa. Um livrinho de receitas e manual. Custou em torno de $50.00.

Depois de cozidos os vegetais e processados eu colocava na forminha de silicone para congelar. 


Você também pode usar forminhas de gelo: 


Depois de congeladas eu retirava e guardava em saquinhos zip lock: 
Escrevia o nome e a data. Fazia uma forminha de cada sabor. Assim eu tinha comida pra semana toda!

Como eu alimentava o Junior?
Para começar eu só dava um sabor uma vez ao dia por 4 dias. Isso e muito importante porque a criança pode ser alérgica a algum alimento. Reações alérgicas podem ser: diarreia, vomito, assaduras, erupções na pele (os mais comuns são esses). Então por mais ou menos um mês eu só dava um sabor por dia. No segundo mês comecei a dar dois sabores, uma fruta de manha e um vegetal a tarde. Fiz assim por mais um mês. O Junior sempre gostou de tudo. A unica coisa que notei uma reação foi abobrinha, ele teve muito gás. Depois fiquei sabendo que e a casca que da gás. Mas mesmo assim não dei mais ate 1 ano mais ou menos. 
Como descongelar? Tire do congelador na noite anterior e deixe descongelar na geladeira. Aqueça em banho maria ou no microondas. 
Quando o Junior completou 8 meses e meio comecei a fazer papinhas mais "complicadas" e inclui temperos, alho, cebola e bem pouquinho sal. E também inseri a carne magra. Então fazia assim: 
Cozinhava os vegetais com a carne na pressão. Retirava a carne e batia tudo no processador. Sempre variava os legumes a cada dia. Essa papinha eu já não congelava. Eu fazia para o dia e o dia seguinte e só. 

Vocês acham que ele gostava? 
Foi ai também que comecei a dar água depois das refeições. Mais ou menos 10 minutos depois oferecia água e ele tomava. 
Nessa época introduzi também iogurte, queijo cottage, tofu, e cereal, e sempre adiciona um vegetal novo ou uma fruta nova.
O Junior comia muito bem! Isso tudo sem deixar a amamentação! E ele gosta de mamar viu!
Com mais ou menos 10 meses já não batia a comida mais, só amassa, e introduzi o nosso bom e velho combo, feijão e arroz. E assim foi ate ele completar um ano que conto mais em um outro post! Espero que gostem! Qualquer duvida ou sugestão deixem no comentário! :-) 


Tuesday, June 18, 2013

Meu pequeno Picasso! A primeira obra de arte a gente nunca esquece!

Ola Pessoal!
Hoje vim fazer um post com uma super dica para quem tem crianças pequenas. 
Eu amo inventar coisas para fazer com meu filho. A ideia de hoje e pintar! Mas como deixar mãozinhas tao pequenas e curiosas manusearem tinta? Aha! Faca sua própria tinta comestível! ;) 
E muito simples! Eu usei suco de pacotinho esse aqui: 
Fiz assim: Coloquei o conteúdo do pacote em um potinho e adicionei 1 colher de água quente, mexe ate dissolver bem. 
Você pode usar qualquer suco de pacote, acho que no Brasil se chama Ki-suco não e? 
Fiz apenas duas cores pois inicialmente usei para fazer um cartão para o Dia dos Pais que foi no domingo passado aqui (16 de junho). O Cartão ficou assim: 

Coloquei as mãozinhas e os pezinhos na tinta e coloquei na cartolina. Os dizeres são: Segure minhas mãozinhas papai e caminhe comigo porque você e o Meu Papai e Eu te Amo. Ficou super fofo e o Papai amou! 

Depois de feito o cartão deixei o pequeno se lambuzar a vontade e lhe a outra parte da cartolina para pintar! Ele amou! 
Foi tinta para todo lado! Aconselho fazer do lado de fora. Eu tenho um sunroon ou seja uma sala de tomar sol e não usou para isso, uso para guardar "tranqueiras" hehe. Foi la que fizemos pois estava chovendo. Essa tinta sai facilmente da roupa não se preocupe, já não posso dizer o mesmo da pele, ela demora a sair, uns dois banhos ops! hehehe mas vale a pena mamães! Ele amou! Pretendo fazer novamente logo, logo! 
Espero que gostem da dica! Um grande abraco e obrigada pelas visitas! Se puderem se inscrevam aqui em baixo (subscribe) usando seu email e assim você não ira perder nenhum post! Clique em curti no facebook pra mim! BEijos!! 

Thursday, June 13, 2013

Mae e mae, pai e pai, nao importa o que voce e!


Hoje pela manha, mas precisamente as 6:30 um barulho estranho me despertou. Fiquei atenta querendo saber o que era, de tempo em tempo ouvia, era como algo batendo do lado de fora da parede do meu quarto. O lado de fora da parede do meu quarto da para o meu quintal, cheio de arvores em volta.  Continuei a ouvir o barulho mas não me levantei pois queria aproveitar os últimos minutos antes do relógio despertar as sete horas. As 6:45 meu filho me acordou e enquanto eu o amamentava o la estava o barulho, terminei de alimenta-lo e me levantei afinal já eram quase sete horas. Coloquei meu cafe para fazer e então me lembrei do barulho e também me lembrei do ninho de pica-pau que fica na calha do lado de fora da parede do meu quarto e algo me intrigou ainda mais. Foi ai que resolvi investigar o barulho. Caminhei para fora e olhei na direção da calha, na sou muito "boa das vistas" de longe mas vi que tinha algo estranho no ninho do pica-pau, algo do lado de fora, pensei que o ninho estava desmoronando e me aproximei ainda mais forcando os olhos, foi quando para minha surpresa me deparo com uma das cenas mais tristes da natureza que ja vi na minha vida, um dos filhotes estava com o pezinho enroscado em um fiapo do ninho. Aquele dia em que simbolizaria liberdade, vitoria, vida para aquele pequeno ser indefeso se transformou no pior dia de sua vida.
Voltei para dentro apressadamente e acordei meu marido. Queria ajudar mas fiquei tao impressionada com a cena que fiquei inerte. Não conseguia pensar, precisava de ajuda. Então meu marido se levantou e perguntou o que fazer, eu pensei em coloca-lo de volta no ninho e então la fomos nos. Quando nos aproximamos do local minha cachorrinha a Dona Maggie se encarregou de latir e assustou o filhote que bateu as asas assustado e e ai que me impressionei, assim que o filhote se mexeu da copa da arvore mais próxima saíram o Pica-pau Mãe e o Pica-pau Pai enfurecidos e tentaram nos atacar. Voltamos correndo para dentro de casa. Eu precisa sair para trabalhar, meu marido também, então tínhamos que agir rápido, foi então que meu marido teve a ideia de cortar o fiapo que estava segurando o filhote, afinal se ele estava batendo as asas podia voar e pelo seu tamanho supomos que era isso que ele estava tentando fazer quando seu pezinho se agarrou. Resolvemos trabalhar em equipe. Cachorra pra dentro, punhado de pedras na minha para espantar "os pais do filhote" e meu marido com a tesoura tentaria a façanha. La fomos nos, e desta vez "os pais" vieram ainda mais ferozes. Nada os impediria de defender o filhote. No seu instinto animal, nos "os humanos" sempre tentamos "fazer mal" a eles. E por isso assim agiram, defendendo com unhas e dentes seu bem mais precioso, aquele que durante o inicio da primavera eles construíram cuidadosamente o ninho, trataram de escolher o melhor lugar, protegeram e aqueceram o ovo, cuidaram dia e noite nos filhotes que ainda não podiam voar e comer sozinhos. Quantos dias sentada na minha cadeira assisti aquela "mãe" trazer comida a seus filhotes, ela sempre se assustava comigo ou com a Dona Maggie e ate mesmo com as brincadeiras de meu filho, muitas vezes  peguei no colo e apontando para o ninho eu lhe dizia que ali estava a mamãe cuidando dos seus bebes. Aquela mãe hoje deveria estar desesperada, sem ter como ajudar o seu filhote, sem saber como ajuda-lo.
Não tendo mais tempo e já atrasada para o trabalho deixei minha casa e enquanto dirigia meu carro chorei. Sim chorei, eu choro. Comecei a pensar como mãe. A imaginar como aquela mãe estava se sentindo. Eu sei que animais agem por instinto. Mas a demonstração de amor que aquela mãe e também aquele pai deram hoje ficara para sempre na minha lembrança. Chegando no serviço, contei o acontecido para minha patroa. E nesse momento me lembrei de ligar para meu marido para pedir a ele que colocasse algo que eu havido deixado fora da geladeira de volta. Foi então que mais uma vez me apaixonei por ele. Ele me disse que tinha conseguido cortar o fiapo e libertar o passarinho. Ele se vestiu com uma capa de chuva para se proteger dos "pais" do filhote e conseguiu! Admiro sua coragem! Mas a duvida rondava meu pensamento. Estaria aquele filhote machucado? Poderia ele voar? Fiquei pensando nisso o dia todo. Também refleti muito nesse dia. Ate que ponto os pais se arriscam para salvar seus filhos? Nos humanos somos tao corajosos quantos os animais? E aquela historia de mãe leoa? Existe? Minha conclusão? Nos também somos animais e embora racionais quando precisamos saímos da nossa racionalidade por nossos filhos. Defendemos com unhas e dentes nossas crias, de tudo e de todos!
Quando cheguei em casa a tarde, a primeira coisa que fiz foi correr para o quintal e procurar pelo filhote. Não o encontrei e preferi acreditar no melhor, que ele voou e esta feliz cortando os céus da Georgia! E picando as arvores!

Monday, May 27, 2013

Mais um blog de mae! Porque nao?



Ola pessoal!
Pois, mais um blog de mae, e porque nao?
Ser mae e uma coisa tao maravilhosa que todas nos queremos sair correndo contando tudo para todos nao e?
Sei que existem milhares de blogs de maes falando sobre todos os assuntos possiveis e imaginaveis, e eu tambem quero falar sobre esses assuntos, quero fazer um diaria virtual, um caderno de recordacoes, um lugar para compartilhar alegrias e tristezas, e outras coisas mais.
Me tornei mae ja tem mais de um ano, para ser exata sao 15 meses de pura felicidade. Sempre quis escrever um blog mas a correria do dia a dia nao deixava, agora decidi que vou fazer um tempo para registrar todas as facanhas de ser mae e mais um pouco, se e que voces me entendem.
Este blog nao tem uma finalidade ou um objetivo, tem apenas a missao de deixar guardado para posteridade coisas que eu como mae penso que serao interessantes compartilhar, e tambem quero deixar aqui guardado momentos que passo com meu filho e minha familia.
Espero aqui eternizar momentos de alegria, momentos engracados, momentos serios e muitos outros!
Conto com sua participacao!
No proximo post contarei um pouco do meu estilo de mae!